quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Assembleia Geral 22 Janeiro 2008

Caros colegas!
Como foi do conhecimento público através dos jornais locais, no passado dia 22 de Janeiro pelas 20 horas, teve lugar no Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas a nossa 1ª Assembleia Geral após a realização da escritura pública da nossa associação AGIRA.

Foi com muito prazer que vimos a sala quase cheia com muitos colegas já com certificação de Guias Intérpretes Regionais. Vimos também alguns guias da "velha guarda" e até estiveram presentes na nossa memória alguns que já não estão entre nós fisicamente mas que nunca esqueceremos.

A assembleia foi de extrema importância, principalmente para a direcção, que assim pôde pôr todos os colegas a par das actividades realizadas durante o ano de 2007.Foi com muito sacrifício pessoal, mas também com muito prazer que nos dedicamos de coração à nova Associação. Este foi o ponto nº 1 da ordem de trabalhos.

Depois de uma completa explicação sobre o ponto nº1, onde foram enumerados todos os contactos tidos, reuniões e deslocações, passamos então ao ponto nº 2 relativo às actividades a desenvolver durante o ano de 2008.

Assim, a assembleia soube da nossa intenção de celebrar pela 1ª vez o Dia Internacional do Guia Intérprete no dia 21 de Fevereiro com alguns eventos de sensibilização da população em geral como excursões com crianças, conferência de imprensa para tornar pública a nova associação, seguida de um jantar convívio com todos os associados.

Neste ponto tivemos uma grande aceitação por parte de todos os presentes que sugeriram a realização de excursões com outros grupos da população local como por exemplo idosos, deficientes ou ainda entidades ligadas ao turismo.
Estamos já a tratar da realização destes eventos e mais informação será disponibilizada através deste blog logo que possivel.

A direcção reiterou ainda neste ponto (nº 2) a intenção de continuar a pressionar as entidades regionais no sentido de clarificar a situação dos nossos colegas guias sem certificação. Esta é uma das nossas prioridades bem como a fiscalização das situações menos claras que continuam a existir.

Foi ainda falado da nossa intenção de fazer formação com os associados da AGIRA, no seguimento de alguns contactos tidos na área da museologia, vulcanologia, geologia, 1ºs socorros entre outros.

Finalmente também informamos sobre a intenção de trabalhar-mos na possibilidade de se realizar no final deste ano o 1º congresso nacional de guias aqui nos Açores.

Os colegas das outras ilhas não foram esquecidos e aguardamos poder ter apoios das entidades regionais oficiais no sentido de financiarem a nossa deslocação às outras ilhas para poder-mos fomar núcleos de ilha em cada uma delas, de Santa Maria ao Côrvo.

Falou-se também da procura de uma sede para a associação e assim ficar mais próximo dos nossos associados. Estamos a proceder a alguns contactos neste sentido mas como devem imaginar não é fácil sem qualquer apoio financeiro.

Ainda no ponto 2 falou-se sobre a nossa intenção de falar com a delegada da APAVT no sentido da mesma tratar com os seus parceiros da elaboração de uma nova tabela de serviços bem como a intenção de lhe entregar uma lista dos associados da AGIRA conforme nos foi solicitado pela mesma.

Já no ponto 3 falou-se de assuntos de interesse para a associação e seus associados, sendo estes pontos postos a votação da assembleia geral.

Ficou estipulado como valor de joia 25 euros e a cota mensal de 5 euros, prefazendo um total de 60 euros ano. Foi também pedido aos associados que fizessem o pagamento dos 1ºs seis meses o quanto antes para que pudesse-mos fazer face às despesas já efectuadas nomeadamente despesas com a realização da escritura pública da associação e pagamento dos anuncios dos jornais.

Foi ainda posto à assembleia um voto de reconhecimento para alguns guias intérpretes regionais já desaparecidos - Sª Helena Brandão e Prof. Luciano Mota Vieira.
Foi também posta a votação a atribuição de sócia honoráia da Sª Madalena Paiva.

Todos os pontos postos a votação foram aceites por unanimidade.

Lançamos também um desafio aos associados para desenharem um logotipo para a AGIRA que será escolhido por votação numa próxima reunião.

Lamentamos a ausência de alguns guias mas esperamos que apareçam em próximas reuniões. A nossa união é muito importante.Continuamos a contar convosco SEMPRE!

Bom trabalho para todos é o que vos deseja a direcção da AGIRA.

5 comentários:

Maria das Mercês disse...

Infelizmente, eu fui uma das guias que não pôde comparecer... e com bastante pena minha! Mas louvo a ideia do BLOG, a iniciativa, pois não deverá haver forma mais interactiva e democrática do que um blog, "internauticamente" falando, claro (perdoem o neologismo!). Abraço, bem-haja, Maria das Mercês Pacheco

AGIRA disse...

Obrigada Maria pelo teu comentário. Agora podemos ficar mais próximos uns dos outros.Bjs Ana Sá Couto.

Unknown disse...

Caros colegas,
desde o continente um forte abraço e boa sorte para o futuro da associação, com muita "carolice" à mistura e coragem para enfrentar os desafios. Paula Marques (Guia-Intérprete Nacional)

Anónimo disse...

Vamos em frente...não estou nos Açores, mas vou tentar dar um apoio.
Sou de vocês pela Joana Freitas.

Anónimo disse...

Vamos em frente...não estou nos Açores, mas vou tentar dar um apoio.
Soube de vocês pela Joana Freitas.