sexta-feira, 15 de maio de 2009

Artigo do Açoriano Oriental do dia 15 de Maio de 2009

“AS FESTAS DO SENHOR”


Mais um ano passou e estamos de novo nas “Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres”.
Esta é a maior manifestação religiosa das nossas nove ilhas, movimentando muitos milhares de fiéis e atraindo muitos milhares de visitantes.
Por este motivo, a semana das festas é considerada uma semana “alta” no turismo de São Miguel.
A imagem do “Ecce Homo”, que tem muitos crentes na nossa ilha, é frequentemente visitada por grupos de turistas, no coro baixo da igreja de Nª Sª da Esperança.
É muito interessante ver a expressão dos turistas ao entrarem na referida sala, pois, mal vêm a imagem do Senhor, esboçam um sorriso muito ternurento e curioso. Essa expressão no rosto dos turistas transforma-se, apresentando depois com um aspecto muito calmo e apaziguado.
Mesmo não sendo crente do credo católico, é impossível ficar indiferente a tão bela imagem e à serenidade que nos transmite.
Todas as vezes que visitamos aquele espaço, vemos pessoas que oram em silêncio, sabe Deus porquê ou por quem, demonstrando o que os guias explicaram durante o seu trabalho quando falam da grande religiosidade do povo açoriano.
Este é um fenómeno indissociável da história dos Açores, pois foram muitas as vezes que as nossas gentes, não tendo como explicar os horrores da origem vulcânica das ilhas, mais não tinham do que acreditar em algo supremo que os protegesse.
Ao acreditarem em Deus protector, apaziguavam os seus temores!
O grande reconhecimento por graças concedidas, também está patente numa sala ao lado, onde se podem ver diversas capas, ricamente bordadas, para ricamente vestir o Senhor.
Bordadas a ouro, revestidas de pedras preciosas, ou ainda sem preciosidades, como a que foi oferecida pelo rei D. João V, feita com o mesmo tecido do seu manto real, todas demonstram a grandiosidade do Culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Como guia, gosto, sempre que posso, de visitar aquele espaço, onde juntamente com os turistas sou muito bem recebida pelas irmãs que sempre a sorrir nos abrem a porta.
Por tudo isso, vale a pena visitar as nossas ilhas e revisitar a nossa história.
Boas festas do Senhor para todos.

Ana Silva – Presidente Direcção A.G.I.R.A.
saouto@hotmail.com

Sem comentários: